Este blog busca o resgate da história desta família que tem como ponto de partida o casal Luis Baiano e Maria Baiana. Este resgate se dará recorrendo a fotos, vídeos, áudios, poemas, artigos, textos, charges e documentos (registros de nascimento, certidão de casamento, carteira de identidade e outros). Todos (filhos, netos, sobrinhos, noras, genros, amigos e conhecidos), sem exceção, estão convidados para mais esta empreitada.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
QUAIS OS SONHOS QUE OCUPAVAM As MENTEs DOS TIOS, NESTE PERÍODO?
Primos, hoje fiquei a observar esta foto, e uma pergunta me veio a cabeça: quais os sonhos dos nossos tios,neste período, levando-se em conta que eram todos, sem exceção, muito jovens?
Esta foto, acredito que seja de quando ainda moravam no Saverá, Município de Caarapó(MS), aliás, uma fazenda toda bem formada, com pastagens, um considerável rebanho bovino.
Luís Baiano, era o líder, o gerente e, repentinamente, resolveu ir para então norte do Mato Grosso , onde adquiriu uma área de terra bem maior, com a venda efetuada da fazenda que possuía no Saverá, já que no sul do Mato Grosso, as terras eram mais valorizadas.
Observação: atualmente esta fazenda está em território do Mato Grosso do Sul, estado criado em 1977.
Mas quando a Família Oliveira foi para o Mato Grosso, início dos anos 1970, não havia o Mato Grosso do Sul, os dois estados formavam um só, Estado do Mato Grosso. Aqui no sul, permanceram, apenas Enio Ribeiro (eu) e o Alberto Ribeiro, o meu irmão (ambos filhos de Izaura, então já falecida). Por conta disso, nos isolamos muito da família materna. Eu tive o privilégio de em 1982, 1996 e 2004, fazer uma visita aos Oliveiras, especialmente, em Cáceres, quando, apenas o Tio Juscelino e a Tia Andrelina já haviam falecido. No entanto, o Alberto, desde que a família mudou para estas bandas, nunca mais a viu.
Somos, de certa forma, estranhos para a família, especialmente, os primos. Uma pena.
Na História, não se deve usar o condicionante Se. Todavia, penso, o nosso avô não fez uma má escolha, quando decidiu no início da década de 1970, comprar terras e mudar para o Padre Inácio. Aliás, ele comprou as terras, porém, antes de mudar, veio a falecer.
Vários dos tios e alguns primos, contraíram, inclusive, maleita ou malária e aos primos ficou muito difícil estudar, por conta, de no Mato Grosso, as escolas oferecerem na zona rural, quando ofereciam apenas o ensino fundamental, e quase sempre, incompleto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário