quarta-feira, 16 de setembro de 2020

O DIGITADOR ERA O CARA

 De volta a um passado não tao distante, pra ser mais exato, década de 1980, aqui em Dourados e de resto, em todo o Brasil, a pessoa que soubesse digitação, era contratado na hora pelas grandes empresas, recebendo altos salários e com direito a viagem de avião para dar assistência a estas empresas (matriz e filiais).

Pra quem se lembra, os computadores funcionavam com base no DOS, um programa que exigia códigos e mais códigos para se efetuar a digitação, diferente do windows, uma janela em que o digitador utiliza muito o mouse.

 

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

FUTEBOL: As famosas peladas


 Parentes esta foto  retrata  como eram as peladas de futebol, na zona rural, onde vivemos, grande parte dos primos da Família Oliveira e Ribeiro.bem como de outras famílias, num lugar denominado  São Lourenço, em Caarapó (MS), no período compreendido de 1950 a 1990.

Percebam que as traves eram feitas utilizando madeira, cujo tamanho era bem menor do que o das traves oficiais e os jogadores entravam em campo com calção, calça, descalços, sapatos. Muitas e muitas vezes, a bola era feita com uma meia cheia de papel, ou um capotão de bola da marca Drible, cheio de pano ou papel. Quanto tínhamos a feleicidade de termos uma bola nova, a festa era completa. 

As peladas se por um lado eram ridicularizadas, por outro lado, revelaram o quanto eram democráticas, haja vista que todo mundo, rico ou pobre, com chuteiras, sapatos ou mesmo descalços podiam jogar, com direito a torcida. Muitas vezes tínhamos nas peladas, o grande momento para se fazermos notados pelas meninas. 

No entanto, num aspecto não eram democráticas já que as meninas e mulheres não podiam jogar, sob pena de serem discriminadas perante os camponeses.